O RETORNO APÓS 14 MESES
Finalmente resolvemos escrever neste blog abandonado depois de tantos meses. As pessoas praticamente não escrevem mais. Ultimamente somente assistem a vídeos no youtube.com quando querem se informar sobre algo relacionado a investimentos.
Infelizmente a política e a economia andam juntas. Os erros de nossos governantes respingam nas nossas economias e no nosso poder de compra. E o BRAZIL é acostumado com pessoas incompetentes no comando da nação. Conseguimos escolher cada criatura. E o povo fica naquela polarização ao invés de exigir todos que todos corruptos vão para a cadeia. Justificam os roubos de um com as cagadas do governo anterior de outro partido. E assim nós ficamos sendo roubados pelas quadrilhas. Se teve roubos do INSS desde a época da Dilma, que prendam os três presidentes e seus ministros da previdência: DILMA, BOLSO e LARÁPIO. O Brasil é esta catástrofe pois cada um defende o seu bandido de estimação. Se comprovar que houver desvio de dinheiro público, coloquem todos na jaula.
A última notícia mais bombástica é que agora o NINE FINGERS e sua corja está planejando usar o tesouro nacional para pagar os aposentados roubados através do INSS. PQP. Não tem como prender os ladrões, leiloar seus bens e devolver com o próprio dinheiro roubado? Vão pegar dinheiro do tesouro nacional para pagar a corrupção. Estima-se que 6 bilhões foram roubados dos idosos. Mas o rombo deve ser muito maior. Até o momento ninguém foi preso no provável maior escândalo de corrupção da história de nosso país.
Quem ainda confia que irá aposentar-se pelo INSS, boa sorte. A população envelhecendo e cada vez temos menos jovens entrando no mercado de trabalha. O futuro da previdência pública é sombrio. Façam suas previdências privadas ou invistam em algo que possam lhe prover o sustento na sua aposentadoria. Se depender dos nossos políticos, certamente passaremos fome no futuro. Sem contar que o assistencialismo barato mantém muitas pessoas em idade produtiva sem trabalhar. Elas preferem ficar em casa recebendo o bolsa família do que ir para a labuta.
Inclusive, pasmem, até os venezuelanos tem direito ao bolsa família. Você imagina um brasileiro chegando para tentar melhorar de vida e indo trabalhar nos EUA ou em Portugal. Tem que agradecer por ter conseguido entrar num desses países com visto de trabalho. E nunca irão receber uma bolsa ou algo que sugue os pagadores de impostos do país que lhe receberam. Vão é colocar o brasileiro para trabalhar e pagar impostos lá. Nunca vão ficar dando esmola em troca de votos para político.
Essa divisão acima mostra porque sempre seremos um país com imposto altíssimo e sem retorno adequado em infraestrutura, saúde, educação, segurança e qualidade de vida. Menos de 25% da população trabalha para sustentar todo o resto. E a tendência é o assistencialismo aumentar ainda mais nesse período de eleições que está por vir.
Como se não bastassem os desvios no INSS, temos essa empresa ESTATAL dando prejuízos bilionários. Mas ao mesmo tempo o presidente desta incompetente entidade aumenta o seu próprio salário para R$ 53,3 mil reais mais benefícios (que devem ser muitos). Não só ele como todos os seus diretores. Ficamos na torcida para que esse elefante branco algum dia seja privatizado e pare de trazer prejuízo aos pagadores de impostos da banânia. Porque no fim quem paga esses prejuízos são os impostos que nós pagamos. Sei que é enfadonho ficar lendo política, mas pelo menos um apanhado geral dos principais tópicos temos que falar.
Tenho escrito no blog no decorrer da vários dias e ainda não terminei a publicação. Mais por preguiça mesmo. Nesse interim nossos governantes socaram mais uma trolha nos pagadores de impostos. Aumento do IOF!!! Ao invés de cortar despesas, proibir os supersalários, diminuir ministérios, privatizar estatais deficitárias eles resolvem colocar mais uma TAXA. Aumentam o IOF!!! Aumentam os custos ainda mais para diversas operações empresariais. Taxam o trabalhador que quer ter algum investimento no exterior. Cansei de falar de política. Prometo que nas próximas 10 publicações não falarei sobre este assunto, ainda mais porque deve ter algum leitor que seja defensor dos nossos governantes.
Agora chega de política, pois nada podemos fazer relacionado a isso. Exceto tentar votar nos menos piores, porque político decente é algo inexistente em nossa vergonhosa nação. Então o objetivo é tentar a sobrevivência. A foto acima é do da equipe que planejava fazer o IPO na bolsa da gestora CAPTALYS (que faliu). Tive um fundo de FIDC dessa gestora (captalys panorama) e que bloqueou os ativos dos cotistas pelas solicitações de retiradas subitamente. É uma história que já contei em outra publicação. Fiquei com o dinheiro travado sem possibilidade de resgaste por anos. A gestora fechou o e o BTG assumiu a gestão dos ativos. Era um fundo D+180 dias. Apliquei nessa encrenca por sugestão na época dos "assessores da XP". PQP. A boa notícia é que finalmente a recebi o valor bloqueado no fundo após anos de espera. Felizmente o valor total foi recebido com os juros e rentabilidade acima do CDI!!! Coisa boa. Cerca de 93 mil lulas (ou larápios) foram depositados na minha conta. No início eu havia aplicado cerca de sessenta e poucos mil bolsonaros ou bozonaros. Repito, não defendo nenhum político, só acho que tem alguns menos piores que outros.
Após estar investindo em quase tudo que é ativo por mais de 10 anos, acabamos aprendendo algo do mercado. Já usei FGC 2 vezes. Acompanhei vários bear markets e bull markets. Tive fundos que trancaram as operações e bloquearam dinheiro dos cotistas. Emprestei dinheiro para familiares. Isso eu contraindico veementemente. Acompanhei circuit brakers na bolsa. Tentei bater o mercado comprando ações individuais (ainda tenho esse vício idiota). Cai em ladainha de assessores da XP, BTG. Tenho fundo de investimento que está no negativo há praticamente 5 anos. Comprei tudo que é tipo de imóvel. Comprei criptomoedas.
Qual é conclusão que cheguei nesses anos. Temos que estar confortável com os investimentos. Tem pessoas que são altamente arrojadas, outras que são 100% conservados. Outras gostam de imóveis. Temos que entender a nossa psicologia. Mas algumas coisas estão bem claras na minha cabeça de investidor:
1- RENDA VARIÁVEL É ETF e de preferência ETFs globais. Pode ser um VWRA, VT ou WRLD11. O resto é aposta. Se a pessoa tiver um viés geográfico e quiser apostar tudo no Brasil, então compre um BOVA11 ou um DIVO11. Não caia naquela ladainha sem nenhuma evidência científica do BASTTER de que você precisa fazer stock picking no BRASIL. Ele vive de vender o Bastter System e tal. Embora ele tenha várias lições valiosas. Até Otávio Paranhos está vendendo cursos e consultorias. Nada contra. Acho que a pessoa com um bom conhecimento tem mais é que monetizar mesmo. Porém temos que ter o mínimo de conhecimento para investir errado por orientação de um desses influenciadores e as vezes não gastar uma quantia desnecessária em algum curso.
2- RENDA FIXA no Brasil é o tesouro direto. Ficar investimento nas porcarias de junk bonds que são esses CDBs é roubada. Agora estou com um valor considerável naquela porcaria de CDBs do Daniel Vorcaro. Estou chegando perto do teto do FGC no banco desse malandro. Considero o mesmo um Eike Batista atualizado.
Eu caí no conto da sereia das altas taxas dos CDBs desse pilantra. Ainda estou no limite do FGC do MASTER (VOITER e WILL também participam desse conglomerado), mas existe uma grande chance desse indivíduo consumir metade da liquidez do FGC. É um banqueiro envolvido com políticos corruptos que ficou bilionário com empurrando esses CDBs que agora não tem mais caixa para pagar. Estão tentando empurrar a bomba para o BRB (banco estatal do DF assumir o prejuízo). Como sempre os políticos entremeados nos maiores esquemas de corrupção do país.
Tenho muitos CBDs, conforme vão vencendo tenho reaplicado em títulos do Tesouro Direto. Ainda mais que temos taxas absurdamente altas nesse momento. Tenho aproveitado e comprado títulos longos do tesouro para garantir essas taxas por mais tempo. Mesmo com a pilantragem que é o Brasil, essas taxas vão ter que cair, senão a dívida brasileira ficará impagável e o país quebra. Apesar da ZONA que é o nosso país, realmente não creio que isso irá acontecer. Acho que no máximo no ano que vem a selic começará a baixar. As taxas do tesouro já estão começando a ceder. Previsão de até o final do ano as taxas de juros americanas começarem a baixar também.
Mas a lição maior que quero passar após todo esse discurso chato sobre política é que devermos ter uma alocação no exterior. Acho essencial para quem já tem um patrimônio em investimentos maior que 100 mil e uma reserva de emergência pronta. Não basta comprar BDR, ETF brasileiro que aplica no exterior, fundos de investimento que investem no exterior. Se o Brasil seguir rumo a uma Argentinização, somente o dinheiro no exterior salvaria os investimentos. Se um dia o IOF brasileiro subir a 28% (atualmente já está em pornográficos 3,5%) para compra de dólar como aconteceu com os hermanos e o governo estabelecer um limite de valor para remessas ao exterior, não haveria mais como escapar. Creio que na Argentina eles ainda tenham um limite de compra mensal de U$ 200 por mês. Isso é atestado de incompetência da política econômica e do assistencialismo. Mas o atual ministro da economia confirmou que irão retirar isso em breve.
Como estamos investindo atualmente
Infelizmente devido a um forte viés geográfico que tenho, temos aplicado um valor proporcionalmente muito pequeno no exterior perante o patrimônio em aplicações financeiras. Apenas 6% do patrimônio em aplicações está aplicado diretamente no exterior!!! Acho que o maior beneficiário deste post de hoje sou eu. Para fazer o post, eu parei para calcular e ver o quanto tenho que aumentar os aportes ao exterior. Até tenho fundos brasileiros como o IP participações de renda variável que aplica uma grande parcela de sua carteira no exterior. Mas não incluo no cálculo esse fundo como investimento fora do Brasil pelas razões citadas acima no post. Tenho ETFs de criptomoedas mas como são sediados no Brasil não considero como aplicações em dólar.
Mais assustador ainda é que se somar o patrimônio total que temos somando imóveis e aplicações, o valor total aplicado no exterior será de cerca de 3%!!! Mas que burro. Dá zero para essa besta. Cerca de 50% do nosso patrimônio é aplicado em imóveis e 50% em aplicações financeiras.
Eu imaginava que a porcentagem das aplicações no exterior era de ao menos uns 15%. Nunca tinha parado para realmente calcular essa proporção. E como invisto no exterior? Antigamente aportava tudo na AVENUE.US. Quando passou os US$ 60 k investidos, surge aquele imposto de herança para os estrangeiros. Imposto esse que sobe proporcionalmente. Então parei de aportar na Avenue e abri uma conta na Interactive Brokers. Passei a investir desde então somente na IB. Esta é uma corretora sem vínculo nenhum com o BRASA. Então ela permite uma blindagem patrimonial ainda maior. Traduziram toda a plataforma para o português. Devem haver tantos brasileiros mandando seu suado dinheiro para lá que resolveram traduzir para o português brasileiro a plataforma. Isso facilita bastante imprimir os informes. Inclusive existem gestoras nacionais que tem acesso a sua conta da IB e podem gerir o seu patrimônio, a um custo de 1,5% ao ano com desconto mensal dos honorários administrativos. Já me informei sobre isso também.
Renda Passiva - Plano Infalível
Como montamos o plano de aposentadoria precoce? Como fazer o plano a prova de falhas? Quanto mais seguro melhor. O plano, no nosso caso, deve durar até completarmos 100 anos para ter uma margem boa de segurança, ou melhor ainda, ser vitalício.
Então montamos da seguinte maneira. Atualmente cerca de 50% do patrimônio está investido em imóveis e cerca de 50% em aplicações financeiras. O plano é gastar somente os aluguéis recebidos dos imóveis. Isso seria cerca de 50% da renda passiva. Para calcular a rentabilidade dos aluguéis eu já desconto os 10% da imobiliária e mais 10% dos impostos pago através da Holding Administradora dos imóveis. A holding é a pessoa jurídica criada para reduzir o imposto de renda pago nos aluguéis. Portanto, podemos gastar todo o valor dos aluguéis. Os imóveis as vezes tem vacância. No momento temos 13 imóveis para aluguéis e somente um desalugado. Mas claro que isso pode aumentar em crises ou diminuir em épocas de bonança. O que alteraria a renda passiva. Além disso os imóveis geram despesas. Pintura. Troca de telhas. Rachaduras. Rompimento de encanamento. Isso tudo gera custos as vezes inesperados.
Por isso a parte de investimentos é uma gigantesca segurança, caso haja despesas inesperadas como obras com custo elevado ou aumento muito grande na vacância. Isso tudo será retirado dos 50% do patrimônio que está investido na parte dos investimentos em aplicações financeiras. Atualmente nosso custo de vida é de 50% do valor arrecadado com os aluguéis de imóveis. Portanto estamos com uma independência financeira bem tranquila. Além disso, creio que parando de trabalhar talvez haja uma diminuição importante nos gastos. Atualmente o maior gasto que temos é manter os dois automóveis que temos. Mesmo sendo caros com mais de 10 anos de uso, o custo é considerável em combustíveis, ipva, seguro, revisões anuais e manutenções inesperadas. O segundo maior gasto é variável. Tem meses que é gasto com restaurante e outros meses que é o gasto no mercado. Eles se alternam conforme comemos mais em casa ou mais fora.
Coisas boas de ser financeiramente independente:
1- não precisar mais se preocupar com oscilações no faturamento da empresa. Atualmente me estresso pouco quando temos uma baixa no movimento da empresa e no faturamento. Parar de se comparar com os concorrentes da mesma área. Diminuir a pressão psicológica.
2- podemos sair de viagem sem se preocupar que estamos gastando e deixando de trabalhar.
3- tranquilidade em caso de alguma doença ou incapacidade laborativa. Mês passado a corretora na qual temos conta nos chamou querendo oferecer um planejamento financeira "sem custo". Aceitamos, apesar de sabermos que não existe almoço grátis no mercado financeiro. Depois de dois encontros descobrimos que o real objetivo desse planejamento financeira era de vender os famosos SEGUROS RESGATÁVEIS de uma dessas grandes seguradoras que vocês já devem saber o nome. Era uma venda disfarçada de planejamento financeiro
4- previsão de poucas vendas em junho. Meta é de viajar ao menos uns 10 a 14 dias.
Metas daqui para frente
Ainda tenho vontade de não abandonar o barco e de parar de trabalhar completamente. Embora minha esposa já tem essa vontade há tempo e isso gera algumas discussões e desentendimentos no casal. Então chegamos a um acordo no qual trabalhamos cerca de 2 a 3 meses e saímos após para mais uns 15 dias de férias. Tem dado certo por enquanto. Vamos ver até quando.
Eu gostaria muito de explicitar todas as aplicações e valores investidos que temos. Mas vivemos na Banânia. País onde matam uma pessoa para roubar um celular e o líder da nação acha normal. Até apoia o roubo. Então. Melhor manter o anonimato.
As vezes penso em fechar a empresa. Vender os automóveis e alugar as salas onde está a nossa empresa e sair viajando pelo mundo afora. Abrir um canal no youtube e ficar fazendo posts sobre as viagens. Assisto muito o nômade raíz (excelente por sinal) e gostaria de fazer algo do gênero. Claro que sem a mesma desenvoltura do mesmo. Será que um canal do youtube consegue monetizar legal? O que acham? Quanto será que um canal com 100.000 seguidores e vídeos semanais consegue monetizar. Pegar patrocínio da NOMAD ou algo do gênero. Acho que o legal é manter o desafio e ter algo para te obrigar a ter alguma função e sentir-se útil.
Por hoje é isso pessoal. Chega de escrever. Prometo que na próxima publicação não falarei mais de política. Acho que irei escrever um post sobre as despesas.
Bem vindo de volta ! FGC: mesmo com a protecao, só pego titulos de bancos financeiramente saudaveis. Use o bancodata.com.br pra ver. Vc nao publica mais numero, mas lembro da epoca que publicava. Eu to quase aposentando com patrimonio bem menor que o seu. Agora, se vc nao sabe o que fazer depois de aposentar, melhor continuar trabalhando, mesmo que seja menos. Tipo tira ferias a cada 2 meses. Se irritou com o aumento do IOF ne. Mas de lá pra cá só piorou a situaçao. Se taxassem só o IOF estaria ótimo. Mas seguimos apesar dos pesares. Continua postando ! Abs
ResponderExcluir