domingo, 8 de outubro de 2023

I'm Back - Estudo de renda fixa X renda variável

 De Volta ao Blog

                   Depois de 6 longos meses resolvi voltar escrever no BLOG. Sinto falta de não publicar mais os dados com todos os valores da minha carteira de investimento. Mas como relatei na última publicação, eu tenho os meus motivos. O SRIF 365 me convenceu, após eu escutar inúmeros capítulos do seu podcast. 
                   Fiquei feliz com alguns antigos blogueiros voltando a escrever. O Heavy Metal Investidor e o Blog do Corey. O primeiro é um investidor bem arrojado e com um patrimônio gigantesco. Parece que não teve muito sucesso na sua última empreitada e ficou afastado do seu Blog até reorganizar as finanças. Agora está voltando. O segundo é um investidor que enfrenta problemas de depressão e de ansiedade. Mas que está lutando para se recompor. 
                   Lendo o Blog do Heavy Metal e sendo investidor há cerca de 11 anos já aprendi algumas coisas. Já errei algumas vezes. Mas uma lição é que não existem milagres. É impossível ficar rico de uma maneira rápida. A riqueza só vem com muito trabalho (muitos aportes) e não perder aquilo que foi ganho. No nosso país ainda temos a possibilidade de ter ganhos reais acima da inflação com risco praticamente soberano. Não há tanto a necessidade de arriscar como um americano quando pensa em investir para a aposentadoria. 
                   Vamos dar uma rápida revisada nos três estudos abaixo a partir dos gráficos. São três estudos basicamente comparando o retorno acumulado do ibovespa, do CDI e do IMAB (e IMAB-5).

           No gráfico acima temos um estudo de 10 anos. O ibovespa rendeu 136% nesse período. O CDI 138%. Já o IMAB-5 avançou 190%!!! Vamos avaliar o gráfico abaixo, agora com 15 anos de estudo.


           Neste estudo de 15 anos acima podemos avaliar o IMA-B contra o SP%500 e contra o Ibovespa. Podemos conferir que o Ibovespa rendeu 92%, o S&P 500 153%, o CDI 280% e o IMA-B 458%!!!
          

        Esta última tabela fez um estudo sobre um investimento de 100.000 reais em abril de 2004 e mantido até maio de 2023, ou seja, 19 anos. Não foram realizados novos aportes. Ou seja, com o simples CDI (tesouro selic) você já teria uma rentabilidade superior ao IBOLESMA em mais de R$ 100.000. Agora se tivesse comprado NTN-Bs teria uma rentabilidade de quase o dobro do nosso índice da bolsa brasileira!!! PQP. Sendo que a volatilidade é infinitamente menor na renda fixa.  
        São estudos de 10, 15 e 19 anos. Não são aqueles folders sacanas que o assessor de investimentos da XP/BTG ficam mandando por whattsap querendo lhe vender um fundo multimercado (taxinhas de 2%/20%) com histórico de 2 anos e mostrando um desempenho de 300% do CDI no curto período. Mas que provavelmente no longo prazo o único que vencerá e ficará rico são os próprios gestores do fundo. 
        Fica claro que a renda fixa brasileira, nas duas últimas décadas, apresenta uma rentabilidade muito maior que a renda variável. Esses gráficos provam que a maior bobagem que o Luiz Barsi fala é que a renda fixa é uma perda fixa. Gosto do velho. Inclusive li o livro dele e admiro muito a sua história. Mas chamar renda fixa brasileira de perda fixa é um bobagem. Coisa de quem investiu na bolsa brasileira por mais de 50 anos, em períodos nos quais não havia internet as informações não tinham um acesso tão simples.
       Além disso os estudos provam que raramente alguém bate o índice fazendo stock picking (tanto Ibovespa e S&P 500) no longo prazo. Em 10 anos pouquíssimos gestores profissionais conseguem bater os índices de ações. Claro que existem uns 5% de exceções, mas certamente não seremos nós meros mortais que temos que trabalhar e matar um leão por dia e que geralmente não trabalhamos no mercado financeiro.  
         É claro que não estou sugerindo que não invistam nada em renda variável meus caros 2 leitores. Mas não tem por que um brasileiro não investir em renda fixa. Acho que um mínimo de 50% da carteira do investidor brasileiro deve ser em renda fixa. Para os mais conservadores (meu caso) acho interessante aumentar essa participação para 80%. É claro que não é sugestão de investimento. Nem tenho formação na área. Mas meu hobby é todo dia acompanhar o mercado financeiro há mais de 10 anos. 
         E tem mais, acho que renda variável é no exterior. É comprar IVVB11, WRLD11 ou abrir conta na Avenue ou na Interactive Brokers. Melhor ter essa parcela no exterior mesmo. Dificilmente o Brasil deixará de ser um país de primeiro mundo nos próximos 30 anos. Somos um país com uma população que sempre escolherá governos populistas e assistencialistas. Governos gastadores. Gostam de arrecadar, roubar, aumentar impostos e dificultar o empreendedorismo. O que menos eles se preocupam é com os pobres. Querem é comprar votos para se reelegerem. Teremos taxas de juros constantemente altas em relação ao primeiro mundo fazendo com que o CDI permaneça alto superando o ibovespa. É claro que eu desejo o oposto mas acho muito difícil de se concretizar. 
           Mas que raios é esse IMAB e IMAB-5. 
              IMA-Bformado por títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que são as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B ou Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais). Basicamente aqueles títulos do governo atrelados ao IPCA que compramos nas corretoras. Tem aqueles com ou sem o pagamento de juros semestrais. 
            
              Basicamente no site do tesouro direito eu costumo acessar diariamente e acompanhar as taxas. Já o IMA-B5 é um índice de renda fixa composto por títulos públicos federais indexados à inflação medida pelo IPCA com vencimento até 5 anos. Para comprar o índice IMAB-5 basta comprar um ETF chamado de B5P211. 
               Eu ainda prefiro comprar diretamente os títulos do tesouro direto do que comprar o índice. Gosto dos títulos mais curtos que são Tesouro IPCA 2029 e o 2032 com juros semestrais. Tenho uma parcela boa dos investimentos no IPCA 2026. A vantagem do ETF é caso você ficar por menos de 2 anos o imposto de renda é menor do que nos títulos públicos comprados diretamente do tesouro. No etf o imposto é sempre de 15% Já no tesouro temos a tabela regressiva. Aquela que começa com 22,5% (menos de 6 meses) e termina com 15% após 2 anos. 
               Não acho errado investir em BITCOIN, Urânio, peso argentino e essas loucuras, mas desde que seja menos de 10% do seu portfólio. 
               Mas o governo brasileiro vai afundar e vai confiscar todos meus investimentos em tesouro direito! Velho, se isso ocorrer o ibovespa vai ter virado pó. Os cdbs, debêntures, CRAs, CRIs, fundos imobiliários terão evaporados. Os imóveis físicos serão extremamente desvalorizados. Só irá se salvar quem tiver todo o patrimônio no exterior. Putz, isso é o apocalipse. Não acredito que iremos virar a Venezuela. Os políticos terão que fazer muita besteira para chegarmos próximo ao nível Argentina. Não acredito. 
               Na próxima publicação planejo falar sobre independência financeira. Algo que já atingimos, mas optamos por continuar trabalhando. Mais por insistência minha. Se dependesse da Sra. AA39 já teríamos abandonado o barco. É algo que tem assolado meus pensamentos. Motivo de muita reflexão pelo casal. Dará um belo post. 
                Se quiserem me assombrar e provar que é muito melhor comprar ações fazendo stock picking do que comprar NTN-Bs fiquem a vontade. E tem mais, estamos com taxas ótimas nas NTN-Bs. Os títulos longos já estão pagando IPCA +6%!!! O bom de ter um Blog com poucos leitores é que praticamente não tenho HATERS!!! Mal tenho 2 leitores que às vezes comentam como o Velho Barreiro e o Bilionário. No fundo o blog é mais para colocar o pensamento em dia e fazer uma reflexão sobre os investimentos. 
              Bom, por hoje é isso. Muita filosofia para um domingo a noite. Abraço a todos e quiça nos transformemos em uma Suiça, com um real valorizado como um franco suiço. 😆😂😂
            
                  


 
 









11 comentários:

  1. Acredito que vocês está certíssimo. Me arrependo de nos últimos 10 anos estar em renda variável. Perdi mta coisa e poderia estar surfando agora na renda fixa.

    Vamo tocando..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala desconhecido. Tudo é aprendizado. Caso você não tenha vendido papéis no prejuízo você não perdeu nada. Talvez teria uma rentabilidade algo maior se tivesse uma alocação maior em renda fixa do que na variável. Temos que ter alguma exposição em renda variável, mas não demasiadamente. Pois vivemos num país famoso por juros altos.

      Excluir
  2. Olá!! Chegou o segundo leitor kkkk

    Excelente texto, estou revisando minhas políticas de investimento e pro ano que vem vou aumentar meu percentual na NTN-B Principal 2045, estou até pensando em comprar um pouco daquele título RENDA+ que tem o vencimento mais longo, pra lucrar com a marcação a mercado.

    É muito difícil ganhar do mercado (índice) selecionando ações, eu já me arrependi umas 10x de não ter apenas comprado ETFs desde o começo, mas ainda não tive coragem de vender minhas posições e mudar a estratégia....

    Também pretendo voltar comprar algumas "loucuras", bitcoin e talvez alguma outra, quem sabe dou sorte disso aí dar uma nova subida forte nos próximos anos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bilionário. Você é uma das pessoas mais ativas da blogosfera. Vejo você comentando em vários blogs. Isso nos engrandece. Antigamente a blogosfera era muito mais ativa. Anda meio parada ultimamente. Nos últimos dias a NTN-B principal 2045 atingiu taxas ótimos de até IPCA + 6%. Eu ainda prefiro os títulos um mais curtos tipo 2029, 2032 com juro e 2035. Oscilam menos, mas pretendo mantê-los pelo maior prazo possível. Mas realmente se quiser ganhar na marcação a mercado as NTN-b longas como a 2045 tem maior lucratividade. Assim como apresentam maiores perdas caso tiver que vendê-las em um período na qual a taxa e o VNA baixaram.
      Em relação aos ETF's já é consenso que no longo prazo pouquíssimos stock pickers conseguem vencer os índices. E os ETFs costumam ter taxas de administração baixíssimas. Eu tenho DIVO11 no brasil. Nos EUA VOO, VT, AGG, VWO. Mas creio que só o VT já está ótimo. Agora é momento de comprar renda fixa americana também.
      Em relação às loucuras creio que o ideal seja menos de 5-10% da carteira. Loucura ficar com 50% da carteira em BITCOIN.

      Excluir
  3. Muito bom! Desde que comecei só investia em renda fixa, pegando CDBs de bancos médios que pagavam mais do que o CDI e NTNB principais. Vi meu patrimônio crescer rapidamente. Em 2019 comecei a diversificar em ações, mas sempre tenho a sensação de que estaria com muito mais patrimônio se tivesse me mantido na antiga estratégia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que uma porcentagem em renda variável é importante. Mas se for um perfil conservador, como é o meu, no máximo 20% em renda variável está de bom tamanho. No nosso país corrupto e populista difícil o CDI perder para o ibovespa no longo prazo. ABs

      Excluir
  4. Bom te ver de volta à ativa. Continue postando. Nosso amigo Corey voltou mas já nao posta mais nada há meses. Não tem problema continuar trabalhando, mas já que não precisa mais do dinheiro manda pra mim porque eu sim quero parar e já !!! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa VAGA. Pela Sra. AA39 nós já teríamos largado tudo. Mas eu ainda curto aquilo que faço. Vira um hábito. Não é fácil largar o osso. Seu blog é muito bom.

      Excluir
  5. Boa noite AA39! Concordo que o Brasil é a terra da RF, mas não tenho certeza sobre as ações BR serem tão ruins assim...normalmente estes estudos comparam a rentabilidade da bolsa como um todo, sendo essa tradicionalmente muito ruim. Uma carteira diversificada em ações pode performance bem mais no longo prazo que a RF tradicional. Apesar disso seu sucesso ou fracasso na renda variável está muito ligado a quando você começa a carteira e lógica de aporte...muito difícil fazer comparações. Mas concordo com você...hoje veria como ideal uma carteira focada em RF Brasil e RV no exterior focada em ETFs neutros. Talvez um pouco de FIIs pra ajudar na renda mensal futura...mas é muito relativo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá. Eu gosto dos títulos com vencimento longos. Mas fica aquela dúvida, pois variam bastante igual renda variável. Aí penso que volatilidade já tenho nas ações.
    Também pq sou funcionário público e já tenho uma Prev privada que tem + de 70 em RF. Hoje estou 10% em Selic e 90% num mix de VTI e IVVB11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu Filipe, compre uns ETFs globais tipo o WRLD11 ou VT ou VWRA (Irlanda). Está muito concentrado nos EUA.

      Excluir