sexta-feira, 21 de abril de 2023

Atualização de abril de 2023

Por que apaguei todas as postagens do BLOG?


     

           Então pessoal, depois de um bom tempo sem escrever e de ainda ter deletado todos os posts do Blog, vamos para a justificativa desse movimento agressivo. Depois de escutar atentamente a um podcast do srif365 no youtube eu realmente me dei conta do risco de expormos toda a nossa vida financeira na internet. Como diria um amigo meu colombiano "isto aqui é terra de bicho."
           Realmente acho que um blog de finanças na qual o blogueiro expõe os valores reais de toda a sua conta bancária e das sua aplicações tem um atrativo muito maior. É fantástico ver os detalhes da conta do investidor, saber quanto e aonde ele investe cada centavo. Realmente sentimos o "SKIN IN THE GAME"do investidor. É outro patamar visualizar a real carteira do investidor. Além desses benefícios para o leitor o blog também serve para o blogueiro controlar mensalmente aonde ele investe e avaliar através dos posts antigos o por que de ter optado por cada investimento. 
            MAS num país que possui 10 das 50 cidades mais perigosas do mundo (https://exame.com/mundo/as-50-cidades-mais-violentas-do-mundo-o-brasil-tem-10-na-lista/), todo cuidado é pouco. Vemos a todo momento nos noticiários as pessoas matando as outras para roubar um celular! PQP. Imagine descobrir o nome e o endereço de um blogueiro que expõe todo o seu patrimônio na internet em detalhes. Realmente isso me fez pensar e dar um passo para trás. Optei por deletar todo o blog. Se vivêssemos num país de primeiro mundo capitalista ao estilo dos EUA ou do Canadá creio que não haveria esse risco. Mas infelizmente vivemos no Brasil, aonde todo cuidado é pouco. Aonde temos que tomar cuidado até com a nossa sombra.  
            Portanto meus caros 2 leitores fiéis, penso em voltar a escrever sobre investimentos, porém sem detalhar valores, o que me deixa muito triste pois adorava organizar minhas finanças no blog, o que me fazia raciocinar sobre os investimentos e trocar ideias com os leitores. 
            Mas posso dizer que estamos financeiramente independentes. A nossa renda passiva mensal atual cobre cerca de 4 vezes o nosso custo de vida. Isso que para a parte dos investimentos tenho usado a regra dos 3,3% para ser mais conservador que os conservadores. Tenho duas planilhas que acho fundamental para qualquer pessoa que queira ficar financeiramente independente. Uma planilha é a dos nossos gastos mensais e a outra é sobre os investimentos e sobre os aluguéis mensais que recebemos.
           Estamos praticamente no caminho de uma FAT FIRE, se já não for uma fat fire. Acho que é uma opção para quem ainda tem energias para trabalhar apesar de já ter juntado um patrimônio. Praticamente trabalhamos sem meta de juntar dinheiro, o que é algo libertador. É muito bom trabalhar sem realmente precisar do dinheiro. Você toma decisões melhores. Vive melhor. Se cobra menos no dia-a-dia. 
            No próximas publicações prometo que vou voltar a falar de investimentos. 
            Valeu meus caros leitores. 


            

2 comentários:

  1. Olá!

    Uma pena que teve que excluir tudo. Eu tenho um pouco de medo também, mas considero que a maioria dos meus leitores são boas pessoas, e também a grande maioria não me conhece pessoalmente, então acho que estou seguro por enquanto.

    Ficamos no aguardo de novidades!

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida, QA...

    Concordo 100% com seu receio, volta e meia mudo alguma informação ou arredondo números nos meus post justamente para me dar um conforto de achar q serei menos rastreável... mas ainda fico com medo.

    Em 2008 (ou 2009) eu vi uma reportagem q mexeu comigo: um cara que trabalhava na bovespa, fez um seguro de vida e colocou a namorada como beneficiária. Quando ela descobriu, contratou um cara pra matar ele. Pasmem de quanto era o seguro: 120 mil reais. Felizmente ele descobriu o plano antes.

    E semana passada, a filha q mandou matar os pais e o irmão pra pegar os 80mil no cofre da casa foi condenada a 60 anos de cadeia.

    Entendo perfeitamente, e uma pena, sei q foi uma decisão mais racional que emocional. Como vc mesmo falou, por vc, vc continuaria por aqui.

    Grande abraço, seja feliz e aparece como "anônimo" de vez em quando.

    ResponderExcluir